terça-feira, 12 de abril de 2011

Hibridismo Cultural x Nacionalismo



30/11/2010
Discussão a respeito da questão do fenômeno conhecido como "hibridismo cultural", associando-o ao conceito de "desterritorialização" no mundo globalizado e usando-o como afirmativa da idéia central: "A questão da identidade territorial e do hibridismo cultural - a invenção da nação". Docente: Rogério Haesbaert; Discente: Ana Paula Alvarez.

3 comentários:

  1. Mesmo sendo "suspeito" para falar (rs) ressalto que você transmitiu as ideias muito bem e com segurança. O assunto polêmico (ou quase) é totalmente atual e pode servir para acabar com as ilusões e discursos frágeis de muitos.

    ResponderExcluir
  2. .. .olá Ana Paula, seu Blog é bem interessante, tem muitas coisas boas (estou te retribuíndo e também passei a seguí-lo) ..quando entrei lá hoje pra responder seu e-mail vi um seminário sobre hibridismo cultural e nacionalismo (acho que você apresentou na UFF), no qual falou sobre alguns autores que tenho lido nos últimos anos (Hermano, Hobsbawn. . ), além de discutir as identidades (em especial a nacional).. ...e então. ..vi . .nossa! não estou sozinho!. ..eu estudo os discursos sobre música popular no Brasil na imprensa dos anos 50/60, em especial sobre samba e bossa nova . .daí surgiu a idéia daquele meu blog em que por enquanto o único artigo é uma parte da minha dissertação(pelo menos parte do primeiro capítulo, até que minha orientadora me ajude a reformular) , que vou acertar mais, juntando com outras coisas, e tentar (tomara) publicar em alguma revista (se não der eu publico no meu Facebook rsr). . .eu tenho procurado trabalhar com as várias formas de tempo presentes nestes discursos sobre o nacional e o popular. . .estou percebendo que não há nada que eu faça que não esteja ligado de alguma forma à temporalidade rsrs..
    . .então é isso, Ana Paula, gostei bastante do seu blog e do seu seminário . até . . ..

    ResponderExcluir
  3. . .oi Ana Paula,

    eu me formei em História no IFCS (UFRJ) e continuo lá agora no mestrado. No semestre passado fiz uma disciplina na UFF com o Daniel Aarão eo Thaddeus Blanchette (tradições e modernidades). .foi bem legal (inclusive pela imagem que guardo da barca no fim da tarde, já que moro no RJ rssrr) . ..
    Acho que você tem um boa desenvoltura pra se apresentar (eu mesmo sou meio tímido, e isso as vezes atrapalha um pouco). .e sabe se expressar bem...
    Ana, vc já está envolvida em alguma pesquisa? lendo por conta própria (o que é tb muito bom - menos cobranças e mais liberdade)? Tem lido algo que diga: Nossa! como conseguiram escrever isso?! (as vezes isso acontece rs)
    Bom Ana Paula, não sei se concorda comigo, mas acho melhor conversarmos por e-mail (eliandropenteado@gmail.com)...esse negócio de falar pelos comentários do blog é meio estranho,. .fica parecendo conversa de rodapé. .
    abço, Eliandro ..

    ResponderExcluir